Aminoácidos para Cavalos, entenda a importância. 

A alimentação dos cavalos, como já falamos em posts anteriores, precisa ser equilibrada e avaliada de forma individual. Animal saudável é aquele que é bem alimentado e permanece em movimento, através de exercícios direcionados de acordo com sua raça, idade, ciclo reprodutivo e atividade que ele exerce. Entenda a importância de vitaminas e aminoácidos para cavalos.

A dieta básica deve conter água, hidratos de carbono, óleos e gorduras, fibras, minerais, proteínas e vitaminas.

As proteínas presentes nas rações de boa qualidade quando consumidas e digeridas dão origem aos aminoácidos, elementos fundamentais para animais em fase de crescimento, gravidez, lactação e recuperação de lesões e feridas.

Os aminoácidos são as unidades base na formação das proteínas, o que muda é a sequencia e quantidade de aminoácidos em cada uma delas, e está presente em todos os organismos, podendo representar de 50% a 80% da matéria viva. Quando se observa necessidade proteica em um animal estamos observando na verdade a necessidade de aminoácidos.

Existem 20 tipos de aminoácidos, que são classificados em 3 pequenos grupos, essenciais, não essenciais e limitantes.

  • Aminoácidos Essenciais

Apenas 8 aminoácidos não podem ser sintetizados pelo organismo por isso são chamados de Essenciais. São adquiridos através da alimentação balanceada e suplementação nutricional. São eles: Leucina, Valina, Isoleucina, Fenilalanina, Tirosina, Lisina, Triptofano e Metionina.

  • Aminoácidos não Essenciais

São aqueles que o organismo do animal consegue produzir, a síntese acontece no trato digestório do animal. Alguns deles são alanina, ácido aspártico, ácido glutâmico, cisteína, glicina, glutamina, hidroxiprolina, prolina, serina e tirosina.

  • Aminoácidos Limitantes

Isto significa que se um cavalo se esgotar deste tipo de aminoácido, não pode utilizar nenhum dos aminoácidos restantes presentes na alimentação para suprir a necessidade do faltante. Nos cavalos os 3 principais aminoácidos limitantes são lisina, metionina e treonina.

aminoácidos para cavalos

Quando complementar

O animal que tem a alimentação equilibrada, com forragem fresca ou feno de boa qualidade e tem baixo consumo de energergia normalmente não tem necessidade de suplementação. Mas se o animal estiver em fase de desenvolvimento muscular e o foco do manejo seja melhorar o desempenho a suplementação é necessária.

Os aminoácidos indicados nas embalagens dos suplementos são um excelente ponto de partida. Ofereça a quantidade indicade e observe o desenvolvimento do animal, avaliando regularmente e observando as mudanças. É a reação do animal que irá dar a direção ao criador se a suplementação está sendo satisfatória para sanar suas necessidades.

O periodo ideal para avaliação é de 45 a 60 dias. Em caso de reações positiva é sinal que seu animal tem necessidade da suplementação, caso contrário não existe a necessidade de suplementação.

Esse acompanhamento pode ser feito através de um treinamento que envolva a nutrição com suplementação e atividades físicas direcionadas, um veterinário especialisado em fisiologia animal pode auxiliar no processo. Assim ficará mais claro para análise os pontos a serem observados e considerados na avaliação posterior.

É essencial respeitar os limites do cavalo e conhecer detalhes sobre sua genealogia e desenvolvimento para alinhar as prátias de manejo, treinamento e nutrição. Várias raças que são utilizadas para modalidades esportivas, terão necessidades diferenciadas de raças utilizadas para corridas, Enduro, Salto, Concurso Completo de Equitação, Adestramento, Tambor, Baliza, Polo entre outras.

Equipe TudoVet